Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Prefeitura Municipal de Chapada
Município Amigo da Vacina
menu
×


Notícias


Dia D de Vacinação, Acompanhamento das Famílias Beneficiárias do Bolsa Família e Coleta de Preventivo


Data de publicação: 22 de outubro de 2025
Fotos: Divulgação
Créditos: Assessoria de Comunicação.


No sábado, dia 18, aconteceu o Dia D de Vacinação, Acompanhamento das Famílias Beneficiárias do Bolsa Família e Coletas de Preventivo em mulheres no município de Chapada.

No total, foram aplicadas 99 vacinas de rotina do Calendário Básico de Vacinação. A ação teve como objetivo principal atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, mas também recebeu adultos, que aproveitaram o dia para colocar suas vacinas em dia. Neste dia também foi verificado carteirinhas de vacinas e entregue a declaração de situação vacinal, que é uma exigência para apresentar no momento da matrícula escolar a partir deste ano, sendo essa estratégia essencial para evitar o retorno de doenças já erradicadas e proteger toda a comunidade.

Neste mesmo dia foi realizada a pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa família (PBF), onde foram avaliadas em torno de 121 pessoas. A pesagem é obrigatória e faz parte do acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa e tem como objetivo garantir que crianças, gestantes e mulheres em idade fértil estejam recebendo o devido acompanhamento nutricional e de saúde. Assim como a vacinação, a frequência escolar mínima e o acompanhamento pré-natal, no caso de gestantes, a pesagem é obrigatória para a manutenção do benefício e precisa ser cumprida duas vezes no ano, sendo uma no primeiro trimestre e outra no segundo. As famílias que não realizarem a pesagem poderão ter seu benefício bloqueado.

As famílias beneficiárias também passaram por avaliação de saúde bucal com a dentista para identificar possíveis problemas bucais e foram encaminhadas para tratamento odontológico. Também receberam material informativo sobre alimentação saudável e direcionadas para acompanhamento com nutricionista, quando necessário.

Ainda, como o mês de outubro é o Mês de Conscientização sobre a Saúde da Mulher, foram coletados 35 exames preventivos do colo uterino e entregues requisições para o agendamento da mamografia. Essa campanha acontece a semana inteira com horários abertos. 

LEMBRETE IMPORTANTE: SAÚDE é um recurso essencial para o bem-estar individual e coletivo!


Aviso de Dispensa de Licitação

Aviso de Dispensa de Licitação

RPPS

Regime Próprio do Servidor Público de Chapada.

Nota Eletrônica

Sistema de geração de notas fiscais para empresas do município de Chapada. Também pode-se consultar prestadores e verificar a autenticidade das NFS-e.


topo