logo

                                       004563 d3a64bb59a9b48938200c969704a5484 mv2 d 2153 2043 s 2

Dia "D" da Campanha de Multivacinação para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Neste sábado, dia 16 de outubro, acontece o Dia "D" da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Essa campanha acontece há vários anos, sempre no mês de outubro, e tem por objetivo realizar a busca ativa de crianças e adolescentes com o esquema vacinal em atraso, recuperando as coberturas vacinais a fim de reduzir os riscos de novos surtos de doenças que são preveníveis, em especial as de transmissão respiratória.

Desde 2015, observa-se no Rio Grande do Sul e no país todo, uma tendência de queda nas coberturas vacinais, tendo como consequência o aparecimento de doenças transmissíveis até então consideradas eliminadas, a exemplo do sarampo. O Rio Grande do Sul encerrou o ano de 2020 sem atingir cobertura vacinal capaz de garantir proteção coletiva contra várias doenças.

Tendo por base esse cenário que é preocupante, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade dos pais ou responsáveis verificarem a carteira de vacinação das crianças e adolescentes, garantindo a eles o direito a saúde, levando-os para tomar as vacinas que são disponibilizadas, gratuitamente, pelo SUS.

Então, pais ou responsáveis por crianças e adolescentes menores de 15 anos, aproveitem o Dia D da vacinação que acontece amanhã, das 8h da manhã às 17h da tarde, junto a sala de vacinas do CAIS.

Não esquecer de levar a carteira de vacinação.

Imprimir Email