Prefeito Gelson assina adesão a consórcios para compra de vacinas contra COVID-19

Na manhã de hoje (05), o prefeito assinou dois termos de manifestação de interesse para a adesão a consórcios públicos que estão sendo formados por municípios para a aquisição de vacinas contra a COVID-19. Um dos consórcios ao qual o Município de Chapada manifestou interesse em participar foi criado pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). Outra manifestação foi ao consórcio que está sendo organizado com o apoio da FAMURS, que integra a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) e o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL).

Depois de apresentar a manifestação de interesse em aderir aos consórcios, para que o Município possa participar da compra de imunizantes, será necessário encaminhar um projeto de lei à câmara municipal solicitando autorização para o Município poder efetuar a compra de vacinas.

O prefeito Gelson ressaltou que a responsabilidade pelo Plano Nacional de Imunização contra a Covid é do governo federal. A manifestação de interesse do Município em aderir aos consórcios apresenta-se como um plano alternativo, caso o Ministério da Saúde não consiga disponibilizar as doses de vacina necessárias para imunizar a população. Mas é importante salientar que mesmo que os consórcios venham a adquirir as vacinas, os municípios terão que continuar seguindo o Plano Nacional de Imunização estabelecido pelo governo federal.