Chapada iniciou nesta quarta-feira (20) a vacinação contra a COVID-19

Chapada iniciou nesta quarta-feira (20) a vacinação contra a Covid-19

O Município recebeu no final da manhã de quarta-feira (20), 110 doses da vacina e, neste primeiro momento, está aplicando a vacina em profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao coronavírus do Hospital São José, SAMU e Secretaria Municipal de Saúde. A vacina também foi aplicada nos idosos institucionalizados do Residencial La Vitta e funcionários dessa instituição.

A campanha iniciou-se pela parte da tarde e, primeiramente, foi vacinado o profissional médico do Hospital São José e SAMU, Dr Douglas Dellai, e, em seguida, a enfermeira do Cais, Sandra Beatriz Streit.

A Equipe da Secretaria da Saúde, composta pelas vacinadoras Sandra Aline Bervian Schons, Maria Cristina Rossoni e Roselaine Schuh Carniel, juntamente com a Secretária da Saúde, Odete Guareschi, também deslocaram-se até o Residencial geriátrico para vacinar os idosos e profissionais daquela instituição.

Cabe esclarecer que TODOS os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, foram definidos grupos alvo da campanha, a saber:

- idosos (60 anos ou mais);

- indígenas vivendo em terras indígenas;

- trabalhadores da saúde;

- povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, povos e comunidades tradicionais quilombolas;

- pessoas com determinadas morbidades (estaremos orientando as morbidades assim que chegarem as vacinas para estes grupos);

- população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas;

- pessoas com deficiência permanente grave;

- trabalhadores da educação;

- caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte aquaviário.

Portanto, nesta primeira fase, está sendo realizada a vacinação dos profissionais de saúde e idosos institucionalizados. A chegada de novas vacinas e os grupos a serem vacinados será divulgado a toda população, assim que possível.

douglas

foto idosos 1