Silagem de qualidade (2)
Planejar a dieta alimentar do rebanho leiteiro é extremamente importante para garantir uma excelente alimentação e um maior potencial nas vacas em lactação. Nesse período do ano é uma boa alternativa de alimento.
A silagem de milho é um alimento com custo alto, por isso, devemos dar muita atenção às etapas de produção. Para evitar prejuízos é fundamental a silagem ser bem compactada e vedada e nunca ofertar silagem estragada para os bovinos.
Confira algumas orientações que podem melhorar os resultados na produção.
1-Como escolher o híbrido que será plantado: Ao escolher o híbrido para a silagem, o produtor deve buscar aqueles que produzam bastante grão e que sejam bem adaptados à sua região e às condições de manejo que irá dedicar às lavouras, dando preferência aos de grãos mais macios.
2- A colheita ideal para ensilagem: A altura de corte, seja do milho ou sorgo, é entre 15 e 25 centímetros ou quando a planta possui 30-35% de matéria seca (MS) ou 65 a 70% de umidade. O processo de ensilagem, da colheita ao fechamento do silo, deve ser feito de forma rápida. As ensiladeiras do tipo automotriz disponíveis no mercado faz a colheita com muito mais rapidez e picam a forragem com mais eficácia.
3-Silos: Os silos mais utilizados são os do tipo trincheira, com paredes laterais, e os de superfície. A compactação nos silos trincheira é mais fácil e eficiente. Além de reduzir perdas, o processo de enchimento é mais rápido nesse tipo de silo.
4- Compactação: O trabalho em cada camada é muito importante para que a compactação fique bem feita. A compactação sem o preparo da camada ou com camadas muito altas, maior que 20 centímetros, não ficam bem feitas, prejudica a qualidade e aumenta as perdas de silagem. Quanto mais compactação maior fermentação. Após o enchimento do silo é necessário vedá-lo. Somente após todo o oxigênio residual ser “consumido” é que a fase de fermentação terá início. Uma boa compactação faz com que a fase de respiração seja bem curta e que a fase de fermentação inicie mais rapidamente.
Em uma simulação de um silo de 6 metros de largura e 1 metro de altura por 63 metros de comprimento, recomenda-se fazer mais silos, nesse caso 3 de 21 metros. Isso seria o suficiente para alimentar o plantel de 40 animais durante todo o ano, tirando uma fatia de 17 cm de silagem diariamente, o que corresponderia a 15 quilos de alimento por cabeça/dia.
Fonte: Samira Pinno – Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente