UM OLHAR PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Educação Fiscal trata os recursos financeiros públicos e também da família. Cada família, cada município precisa gerenciar os recursos que arrecada.
Saber como gastar, onde gastar e as prioridades, são pontos fundamentais para aplicar bem todo o dinheiro arrecadado durante o mês. Isso cabe tanto para as famílias da cidade, como as do interior. Para que tudo isso aconteça a gente pode realizar pesquisas de preço antes de fazer as compras da casa, da escola, de uma comunidade e também de um município.
Nas compras realizadas pelas escolas e pela Prefeitura Municipal, precisa ser feito tomada de preços, ou seja, pesquisar onde é mais barato. Só depois pode-se efetuar a compra essa é uma forma de garantir que os recursos, verbas que recebem são bem aplicadas. Buscando vivenciar tais situações as professoras Cristiane Walker e Veranice Teresinha Neuvald, juntamente com a turma do 4º ano da EMEF São Luiz Gonzaga realizaram uma expedição investigativa sobre o tema Educação Fiscal no comércio de Chapada como também na Prefeitura Municipal.
Confira as atividades:
· Pesquisa de preços;
· Roda de conversa sobre a pesquisa de preço (observações);
· Visitação ao setor de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal com explicações formais sobre as atividades desenvolvidas, questionamentos relacionados as compras e licitações realizadas pela comissão designada a esta função, acesso aos processos licitatórios e simulação de um Pregão Presencial;
· Entrevista com pais sobre o planejamento gastos familiares;
· Concurso do Jingle: Cantando a Educação Fiscal na semana do Município;
· Contação de história: A origem do dinheiro;
· Pesquisa no laboratório de informática sobre as moedas que circularam no Brasil desde 1500.