Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que busca construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação e em outras redes sociais para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos estudantes brasileiros.

No município de Chapada, no ano de 2019, o programa se realiza a partir da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e busca proporcionar aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais formação em temas pertinentes ao desenvolvimento saudável dos educandos, por meio do contato direto com profissionais da saúde. Ao todo serão envolvidos nas atividades mais de 450 alunos.

Em cada ano escolar os alunos terão contato com um tema, desenvolvido por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde:

- 6º ano - Ações de segurança alimentar e promoção de alimentação saudável.

Profissional Responsável: Nutricionista Jéssica Romio

- 7º ano - Saúde e prevenção nas escolas: prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Profissional Responsável: Richel Collazo Cruz

- 8º ano - Saúde e prevenção nas escolas: educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/aids

Profissional Responsável: Enfermeira Caroline Balista Hess

- 9º ano - Saúde Mental: promoção de autocuidado e desenvolvimento emocional saudável

Profissional Responsável: Psicóloga Bruna Tolotti Colognese

Os encontros de formação dos alunos ocorrerão na sala de reuniões do Cais, sempre sob a supervisão de um professor responsável, que acompanhará os alunos nas atividades desenvolvidas. Além dos encontros realizados no cais, os alunos receberão apostilas com o conteúdo abordado para que o tema da formação seja trabalhado durante o ano escolar pelos professores em sala de aula. Os alunos também serão desafiados a realizar atividades em casa, envolvendo pais e comunidade.

Esse é um projeto muito importante que busca promover o desenvolvimento integral dos adolescentes do nosso município, democratizar o acesso ao Sistema Único de Saúde, desenvolver ações que propiciem promoção de saúde e prevenção de agravos e doenças, além de promover a autonomia, capacitando o indivíduo para ser responsável pelo cuidado com própria saúde. As ações do programa iniciam neste mês de junho e se estendem até o mês de setembro deste ano.