logo

chapadafest

Chapada está na luta contra o Aedes Aegypti

Todos contra o Aedes! O município de Chapada está realizando ações para combater o mosquito Aedes aegypti, mas a população precisa fazer a sua parte também.

Está sendo realizada a aplicação de “Fumacê” em toda a cidade. Segundo informações dos Agentes de Endemias do município, o produto não faz mal à saúde das pessoas, mas é solicitado que não se tenha contato direto com ele.

Todas as residências estão recebendo a visita dos agentes para a aplicação do produto para que os mosquitos sejam eliminados. Mas cada um deve continuar fazendo a sua parte. Não deixe água parada ao redor de sua casa, cuide do seu jardim e evite que o mosquito se prolifere ainda mais.

A transmissão da Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika ocorre pela picada de mosquito Aedes aegypti. Ele tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo.

O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, mas como nesse início de outono as temperaturas estão mais elevadas é importante ainda ter cuidado, pois em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas o mosquito continua rondando. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

Em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, o ABCNotícias foi informado que até a manhã de quinta-feira, segundo o relatório geral, tem 158 casos suspeitos de Dengue no município e 65 já confirmados que estão sendo tratados. Por enquanto, e espera-se que não apareça, não tem casos confirmados de Febre Chikungunya e do vírus Zika em Chapada.

Fonte: Jornal ABC Notícias
Fotos: Caren Luísa Klein 

786 1786 2

Imprimir Email