EMEI RISCOS E RABISCOS: UM LUGAR PARA APRENDER BRINCANDO

A Escola de Educação Infantil Riscos e Rabiscos, localizada na Rua Presidente Castelo Branco, nº 307, no Bairro Progresso, em nosso município, atende 48 crianças em nível do Maternal com idades de dois a quatro anos incompletos, em turno integral ou parcial. Assim, considerando a faixa etária e as necessidades das crianças atendidas, a equipe da escola desenvolve uma prática pedagógica que valorize as vivências e as brincadeiras, organizando rotinas e combinados que favorecem aos alunos sentirem-se acolhidos, amados e cuidados, num processo carinhoso de troca de conhecimentos e experiências significativas, conhecendo a escola, utilizando-se adequadamente dos espaços e dos materiais, visando sempre o desenvolvimento da identidade e a autonomia de cada um.

Para tanto a escola desenvolve desde o mês de fevereiro atividades e oficinas diversificadas e especialmente planejadas a fim de contemplar várias áreas do conhecimento e do desenvolvimento infantil, favorecendo novas e atraentes experiências, embasadas nos valores da cidadania, respeito, igualdade e acima de tudo o valor ao respeito pela criança, a qual é um pequeno cidadão ou cidadã.

Nossas propostas e práticas partem do cotidiano e do fazer, onde todos tem oportunidades e possibilidades de aprendizagem. Sendo assim, contamos com atividades e oficinas que incentivam a imaginação, o corpo e suas possibilidades de movimentos, experiências como pequenos cientistas,oficinas de culinária, cuidados com meio ambiente, horta, jardim, canto e músicas, biblioteca ( as crianças semanalmente levam livros de leitura para casa e os devolvem realizando a contação da história). As atividades acontecem em diferentes espaços, dentro e fora da sala de aula, fazendo com que a comunidade perceba e participe da escola vivenciado nossas práticas, participando das mesmas seja no dia a dia ou em encontros e reuniões realizadas.

Dentre as programações da escola, aconteceu ontem na noite passada, nas dependências da escola, a entrega do processo de avaliação realizado durante as atividades do primeiro trimestre letivo. Na segunda-feira, 24 de junho, acontecerá uma reunião com todos os funcionários da escola a fim de avaliar o trabalho já realizado e planejar as atividades a serem realizadas nos próximos meses. Também na terça-feira dia 25 acontecerá no turno da manhã, brincadeiras e danças típicas de São João e no turno da tarde Festa Junina e lanche partilhado.

A EMEI Riscos e Rabiscos que esteve sob a direção da professora Tania Maria Herbert no primeiro semestre deste ano, hoje está sendo dirigida pela diretora Cristiane Birck que juntamente com 9 professoras, 3 atendentes, 1 secretária e 3 funcionárias querem manifestar a alegria e o agradecimento a todas as pessoas e a comunidade escolar por acreditarem e confiarem no trabalho desenvolvido nas mais de onze horas de atendimento escolar diário, sejam em ações de acolhida, cuidado, alimentação, repouso, lazer, aprendizado e socialização para com as crianças.