EMEI ARCO-ÍRIS E O PROJETO: CIDADANIA URGENTE

A Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris está situada na Rua 3 de junho, nº 145 no Bairro São José. É reconhecida como entidade pública municipal criada em 04 de junho de 1991. Seu nome reflete a beleza da vida, irradia cor, sinceridade e a inocência da criança, símbolo da bonança e da tranqüilidade, pois ser criança é ser alegria.

A escola tem como filosofia: “Educar e cuidar visando à formação integral da criança e suas habilidades e potencialidades individuais, buscando a integração da comunidade escolar, o conhecimento de mundo, a formação pessoal e social do educando”.

A escola tem um olhar atento sobre o educar e o cuidar, reforçando e complementando o papel da família, instituição indispensável à formação do ser humano cidadão consciente de seu papel social, trabalho esse, necessário desde os primeiros meses de vida quando a criança inicia seu processo de socialização. O papel da escola de Educação Infantil consiste em dar continuidade a esse trabalho proporcionando aos seus alunos situações de cuidado, aprendizagem e afetividade. Deve assim, favorecer seu amadurecimento e desenvolver progressivamente a autonomia e a consciência do próprio corpo, do “eu” e do todo, respeitando, no entanto, as necessidades, habilidades e potencialidades inerentes a cada uma das idades atendidas.

Preservando a individualidade do aluno e o contexto cultural e socioambiental de forma que possa interagir com sua prática social, a escola percebe que a educação verdadeira está comprometida com o exercício da cidadania.

As atividades diárias buscam reforçar a afetividade ao mesmo momento em que oferecem a oportunidade de desenvolver o intelecto, a imaginação e a criatividade, valorizando e preservando o meio em que está inserido, valendo-se da ludicidade como norteadora da aprendizagem, ao tempo que envolvem as crianças e a família.

No mundo imaginário da brincadeira a criança compreende regras, desenvolve habilidades físicas, sensoriais e mentais, além da linguagem. É uma ação iniciada a qualquer hora, que expressa sentimentos e valores, dá à criança a possibilidade de tomar decisões, cabendo à escola observar e orientar, proporcionando o conhecimento do mundo social e da cultura popular.

“O brincar na Educação Infantil é o que garante a cidadania da criança e ações pedagógicas de maior qualidade”. Tisuko M. Kishimoto

A EMEI Arco–Íris acolhe cinquenta e quatro crianças, com idades de zero a três anos organizados nas turmas de Berçário e Maternal, que são atendidos por onze professores, quatro atendentes, três funcionárias e uma secretária sob a direção da professora Lisiane Helena Laux.

Desta forma, a Escola Municipal de educação Infantil Arco-Íris propõe- se a auxiliar da melhor forma possível no processo de educar e cuidar das crianças, buscando alternativas para um trabalho conjunto, afetivo e igualitário, onde possam crescer social e eticamente.