EMEI ARCO-ÍRIS E O PROJETO CIDADANIA URGENTE

Cidadania é relação de respeito com o meio ambiente em que se vive e as pessoas que fazem parte dele: Todo mundo que vive em sociedade tem deveres para cumprir e direitos para serem respeitados. Os deveres existem pra organizar a vida em comunidade, isto é, em casa, na rua, e na escola, pois em todos os lugares encontramos regras de convivência. Os direitos existem para proteger e para garantir uma vida digna e decente. Como cidadão, todo ser humano já nasce com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à educação. Fazer valer nossos direitos e agir de acordo com nossos deveres é o que nos torna cidadãos e participantes da vida em comunidade, pensando no bem estar de todos. A cidadania vai além dos direitos e deveres, pois ela é também a consciência de que devemos nos esforçar para construir um mundo melhor, mesmo com pequenas ações.

Desta forma a EMEI Arco-Íris enfatiza nas suas ações pedagógicas que as crianças construam seu próprio conhecimento, desenvolvem valores e criatividade, respeitam regras, se tornando cidadãos críticos e participativos das atividades diárias, onde a imaginação faz parte de sua história.

O professor é o mediador do processo, pois ele oportuniza desafios e conquistas para a criança, considerando o seu desenvolvimento infantil, a realidade da criança, tornando a escola um lugar agradável, um espaço estimulante, educativo, seguro, e afetivo. O professor deve estar preparado para acompanhar a criança e oferecer a eles uma aula dinâmica e participativa.

Assim, os alunos participam da atividade, põe a mão na massa e ajudam a fazer o BOLO DE FUBÁ. Vejam a receita:

RECEITA BOLO DE FUBÁ

Ingredientes:

• 4 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de fubá ( farinha de milho)
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 1 xícara de chá de leite
  • 4 colheres de chá de fermento

Modo de preparo:

1. Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar e continuar batendo.
  2. Acrescente aos poucos as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo.
  3. Coloque por último o fermento misturando com uma colher.
  4. Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré- aquecido por aproximadamente 30 minutos. Bom Apetite!

A diversão, a alegria e a dança também fazem parte da nossa escola. O Arraiá preparado pela escola contou com a participação dos alunos, dos professores, funcionários e atendentes, onde ambos vieram a rigor, deixando a festa mais animada. Além da pipoca, do chimarrão, das danças e brincadeiras, aconteceu também a escolha dos caipiras mais originais e mais animados.

THALISSON EDUARDO PENZ MARTINS e FELIPE STEFFEN GEHLEN, os caipiras mais animados. LUIZA GABRIELI TRENTINI MENDES e FERNANDA ANNEYSE DE VARGAS SILVEIRA, as caipiras mais originais.

Além da diversão, a escola também é um lugar para aprender e brincar, sempre respeitando e convivendo com todos que fazem parte dela, pois um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito com os outros. Por isso, o brincar também desenvolve a cidadania.

Cabe enfatizar que a escola procura desenvolver um trabalho cooperado, onde todos são importantes, pois juntos somos capazes de transformar e colocar o nosso trabalho em ação. Por isso, a escola da ênfase ao seguinte pensamento: “Um tijolo se une a outros tijolos, e juntos, erguem uma casa. Uma brasa se une a outra brasa, e juntas, mantêm o fogo aceso. Uma mão se une a outras mãos, e juntas, executam o serviço. Um passo se une a outros passos, e juntos, chegam ao destino. Por isso, que juntos, somos capazes de realizar... ”