ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EMÍLIO CARLOS LINCK

Despertando o gosto pela Leitura

A leitura é muito importante para a aprendizagem. Por meio dela a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimento e valores.

Ler deve ser algo agradável e prazeroso para a criança. Pensando assim são realizadas diversas atividades nas séries iniciais e finais do ensino fundamental em nossa escola para despertar o gosto e o prazer pela leitura, entre elas destacamos:

·        Maleta da leitura: os alunos do 1º ano levam para casa a maleta da leitura que permanece com a família durante a semana. A maleta contém livros infantis diversos e o diário de leitura que serve para a família registrar a visita da maleta em sua casa.

·        Janela Mágica: caixa com uma janela onde acontece a contação de histórias com fantoches. Atividade realizada pelo 1º ano.

·        Leitura Deleite: leitura realizada nas séries iniciais. Ler pelo simples prazer de ler, sem objetivos didático-pedagógicos, sem a “obrigação” de trabalhar em sala de aula o que foi lido.

·        Cantinho da leitura: em cada sala de aula, do 1º ao 5º ano, há o Cantinho da Leitura, espaço destinado especificamente à leitura em sala de aula.

·        Contação e dramatização: atividades realizadas pelas séries finais do ensino fundamental após a leitura das obras literárias.

Além dessas atividades estão sendo trabalhadas obras de alguns autores que estarão presentes na 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, pois estaremos participando nos dias 29 e 30 de agosto desse evento em Passo Fundo.

Programa Saúde na Escola

Em julho deste ano a EMEF Emílio Carlos Linck foi cadastrada no Programa Saúde na Escola (PSE) o qual visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

No momento estamos em fase de adesão do Programa pelos alunos para após iniciaremos as atividades relacionadas ao programa.

Elementos Químicos

A Química está presente no nosso dia a dia, porém muitas vezes não sabemos onde encontrar os elementos químicos e não nos damos conta de que os mesmos estão inseridos nas coisas simples e básicas de um ser humano. Para os adolescentes, muito se fala na química do amor; sendo assim a professora Lidiane Kunrath trabalhou sobre os elementos químicos com os alunos da 8ª série e após os mesmos realizaram produções utilizando termos e elementos químicos.

Segue uma carta produzida pela aluna Larissa Kintschner. Os nomes destacados são elementos químicos.

-Querido Túlio!

Saiba que eu te amo, que todos os meus prótons estão ligados aos seus elétrons, que a nossa relação está ligada a toda eletrosfera.

Saiba também, que a nossa química bateu na primeira vez que te vi! Me lembro, que você estava usando um anel de prata e que  eu estava comprometida com o Hélio e sei que agora vocês não estão mais juntos.

Somos feitos um para o outro, como a água e o hidrogênio.

Depois dessa declaração, quero lhe pedir em namoro, quero casar com você, quero colocar uma aliança deouro na sua mão, quero que a nossa história seja estável até o fim de todos os elementos químicos.

Saiba Túlio, que vou me lembrar de você todos os minutos de todas as suas camadas!

Te amo e te amarei pro resto de meus átomos!

De sua Dmitri!

15ª Festa da Família

Dia 15 de setembro do corrente ano estaremos realizando a 15ª FESTA DA FAMÍLIA. Será no Pavilhão da Comunidade de São Miguel. Às 10 horas haverá celebração da santa missa, ao meio-dia almoço e à tarde animada reunião dançante com a Banda Sol da América.

Reserve essa data e venha se divertir conosco.