Chapadenses participativos - Consultar Popular Cidadã 2015

A consulta popular cidadã promovida pelo COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento) e pelos municípios através do COMUDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento), propiciou a participação da população na escolha das demandas a serem investidas com recursos destinados pelo governo do estado.

Em uma ação organizada pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, através do secretário e presidente do COMUDE Ademir Renner, que contou com o apoio de vários funcionários públicos, agentes de saúde, Emater e Instituto Estadual de Educação Julia Billiart, resultou em um número bem satisfatório de votos, totalizando 2.037 votos, ou seja, 25,63% dos eleitores chapadenses.

Nosso município já recebeu até o momento, R$ 540.528.62 para investir em saúde como por exemplo, na destinação de recursos para o Hospital São José de Chapada realizar a construção do Centro de Diagnóstico, em Segurança, como por exemplo a aquisição do novo veículo para a Brigada Militar o Renault Duster, em Educação, como por exemplo, para melhoria do mobiliário para as escolas estaduais Aloysio Hoffer de São Francisco, Israelina Martins Silveira de Boi Preto e Julia Billiart, e na Bacia Leiteira como por exemplo o programa vale sêmen, através da Consulta Popular.

Ainda temos em haver R$ 295.704,15, e para isso já foi encaminhado o projeto solicitando tais recursos para a Agricultura, Segurança Pública, Educação e para a Reforma do Hospital São José. A Administração pública municipal está acompanhando a análise destes projetos na expectativa de que sejam pagos ainda neste ano

Embora sabendo que a disponibilidade de recursos do Governo do Estado está menor, ficou garantido pelo COMUDE, segundo o Secretário Ademir Renner, que para o orçamento de 2016, graças a participação na consulta popular da população chapadense neste ano, que o Instituto Estadual de Educação Julia Billiart terá R$ 31.813,64 destinados para qualificar e atualizar equipamentos e mobiliários básicos a seus alunos, oferecendo ainda mais conforto em prol da melhor qualidade na educação.

Ano que vem tem mais consulta popular, desde já convidamos a todos a participar de ações como esta que visa a participação popular, momento de fundamental importância para apoio em decisões que de alguma forma beneficiam todos nós.