No mês de novembro aconteceu a formatura do Curso de Formação de Multiplicadores

O município de Chapada, desde o ano de 2016, participa do Programa Saúde da Escola, uma iniciativa intersetorial entre os Ministérios da Saúde e Educação que objetiva promover atenção integral a saúde de crianças e jovens, por meio do trabalho integrado entre escolas e profissionais da rede pública de saúde.

Para atender a esse objetivo, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu durante o ano de 2018 o Curso de Formação de Multiplicadores. Esse projeto, elaborado por profissionais Médicos, Enfermeiras, Psicóloga, Nutricionista, Fonoaudióloga e Dentistas, foi direcionado para as séries finais do Ensino Fundamental (7°, 8º e 9º anos), pois o foco do trabalho estava na adolescência, suas descobertas e dificuldades. Foram abordados temas como saúde bucal e nutricional, o uso das tecnologias e o cuidado com a saúde, sexo e sexualidade, proteção de exposição a violências e uso de substâncias psicoativas, relacionamento familiar e interpessoal.

O projeto piloto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Estadual de Educação Julia Billiart e contou com a participação de 16 alunos, representantes de seis turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Esses alunos participantes receberam capacitação para realizarem a multiplicação das informações entre os colegas e amigos da escola. Todos os encontros foram acompanhados pela Orientadora Educacional da escola, que também supervisionou as atividades de multiplicação realizadas na escola, envolvendo todos os alunos das turmas citadas. No início do projeto também foi desenvolvida uma atividade de orientação aos pais dos alunos participantes.

Todas as atividades desenvolvidas tiveram como objetivo levar aos adolescentes informação e conhecimento sobre a vivência dessa fase do desenvolvimento tão desafiadora. Para envolve-los nas atividades, foi proposto um desafio, onde as turmas participantes competiam entre si, em atividades que envolveram o uso das redes sociais e a mobilização da comunidade.

No dia 13 de novembro, nas dependências da escola, realizou-se a formatura dos multiplicadores, com a entrega dos Certificados de Conclusão do Curso.

No dia 22 de novembro foi realizado um almoço de confraternização entre os multiplicadores, direção da escola, equipe da secretaria municipal de saúde e a turma vencedora do desafio.

A secretaria municipal da saúde agradece a confiança do Instituto Julia Billiart em participar desse projeto piloto e pretende ampliar no próximo ano para as demais escolas do município. Como resultados alcançados é possível citar a promoção de integração entre os alunos, fortalecimento do vínculo de confiança entre alunos e o Serviço de Orientação educacional, reconhecimento dos multiplicadores como referência de conhecimento entre seus pares, promoção de saúde e formação integral do aluno.

IMG 20181205 WA0013 copiar

IMG 20181205 WA0024