logo

chapadafest

APÓS NOVE ANOS, O MUNICÍPIO DE CHAPADA TERÁ DESFILE CÍVICO NO DIA 07 DE SETEMBRO

Ansiedade, essa é a palavra que define o sentimento de espera pelo Desfile Cívico do dia 07 de Setembro, no município de Chapada. O último ocorreu no ano de 2004. Este ano, em frente ao Altar da Pátria e sobre a Rua Padre Anchieta, 1.802 pessoas, sendo alunos e professores, desfilarão em passos de ordem e progresso, ao som da batida marcante da Banda Marcial Municipal, que fará a sua primeira apresentação oficial.

Os 756 estudantes da rede municipal de ensino de Chapada, receberam durante a semana, o uniforme escolar disponibilizado de forma gratuita pela Secretaria da Educação, Cultura e Desporto. Composto por um agasalho, uma calça, uma bermuda, uma camiseta de manga longa e outra de manga curta, o uniforme padronizado na cor azul, com detalhes em laranja e branco, será usado pela primeira vez no Desfile de sábado. Investimento de R$ 71.440 do Poder Público para aquisição do uniforme.

A Banda Marcial Municipal, composta por 70 integrantes, pessoas da comunidade de idades diversas, fará sua primeira apresentação sob a regência do professor Juliano de Oliveira. Os instrumentos foram todos adquiridos pela municipalidade e a coordenação da Banda está a cargo do Centro de Referência de Assistência Social. É a primeira Banda Marcial Municipal de Chapada.

Participarão do Desfile, seis escolas da rede municipal, três da rede estadual, uma escola particular, a Oficina de Capoeira, Jovens Talentos e Projovem. A ACHEU, associação dos estudantes universitários, a Escolinha Pé No Chão e as soberanas da Chapadafest também estarão presentes. A comunidade que espera pela apresentação oficial das 12 recepcionistas da 25ª Chapadafest poderá conferir durante o Desfile quem são as meninas representantes da edição.

O Grupo Municipal de Danças Folclóricas Alemãs de Chapada desfilará com o seu novo traje típico adquirido pela Prefeitura. Já o 1º Tenente Paulo Roberto Brizolara Silveira, Delegado da 10ª Delegacia de Serviço Militar, conduzirá os 75 jovens da classe de 1995 na Cerimônia de Compromisso à Bandeira e entrega dos Certificados de Dispensa do Serviço Militar Inicial.

Filas retas, braços estendidos, posição de sentido. O amor pela Pátria, o respeito por uma nação. Não são simplesmente passos marchados ao som da batida harmônica de uma banda. É o futuro que desfila civicamente em nossas ruas, a esperança de um novo tempo e a certeza de que tudo valeu a pena.

O início está previsto para as 15h30min. Em caso de chuva, o Desfile será transferido para o próximo sábado, 14 de setembro, no mesmo horário. 

 

Imprimir Email