PRATELEIRAS VAZIAS, BIBLIOTECA SEM LIVROS

A Biblioteca Portal da Leitura, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, passa a maior parte do tempo com as prateleiras vazias. O Poder Público investiu mais de R$ 9.000, no início do ano, na aquisição de novos livros, não foi o suficiente depois que a Professora Angela Dill Gorgen e Eleandra Scheneider começaram o Projeto de Leitura na Escola.

Atividades diversas integram a leitura com o objetivo de fazer dela um hábito saudável entre os alunos. Uma vez por semana, todas as turmas ficam um momento na biblioteca, onde podem ouvir histórias ou simplesmente parar para ler. E acreditem, o tempo dedicado para a leitura na biblioteca é de absoluto silêncio e concentração.

A professora Angela comenta que os alunos pedem para os professores e não deixam de forma alguma passar em branco o momento deles na biblioteca. Aberta antes do início da aula e durante os intervalos, a biblioteca está sempre lotada de alunos. Segunda a professora, alguns livros possuem lista de espera para leitura, tamanha a busca por parte dos estudantes. Esses ainda retiram um livro semanalmente para ler, sem serem obrigados a isso.

O universo literário ganhou espaço na vida das crianças. Os alunos dão dicas no caderno “Vale a pena Ler” disponibilizado para todos na biblioteca. Semanalmente alguém comenta sobre alguma obra lida no Mural da Leitura. Autores locais já estiveram presentes para conversar com os pequenos leitores. O projeto fotográfico que selecionou as melhores fotografias das turmas na biblioteca foi outra atividade de repercussão entre os alunos.

O desafio agora é a gravação de um filme baseado no livro “O Menino do Dedo Verde”. Os atores já foram escolhidos conforme o perfil dos personagens. A escola toda está envolvida. Ver alunos com livros nas mãos pelos corredores é algo comum e não é mais uma surpresa observar estudantes lendo na hora do recreio.

A aluna do 7º ano, Bruna Vogt Siebeneichler, comenta que muitas coisas mudaram na biblioteca. Além das opções de leitura, as atividades que contemplam o projeto chamam a atenção. Bruna costuma ler romances e aventuras.

Com criatividade e boa vontade é possível fazer maravilhas com simplicidade.