Inventário Nacional do Brasil

Na tarde de quinta-feira dia 28 de março o Prefeito Carlos Catto esteve reunido em seu gabinete com os Engenheiros Florestais Rivael de Frederico Westphalen, Aline Gauer e Renan Dupont falando sobre Inventário Florestal Nacional do Brasil – O objetivo principal do IFN é produzir informações sobre os recursos florestais, de florestas naturais e plantas, a cada 5 (cinco) anos, para subsidiar a formulação de políticas públicas visando o uso e conservação de recursos florestais.

O IFN produzirá informações sobre os recursos florestais incluindo aspectos como a estrutura e composição da floresta, estoque de madeira, carbono, biomassa, saúde e vitalidade, assim como os padrões de mudança desses aspectos ao longo do tempo, comparando as estimativas obtidas de medições sucessivas.

Essas estimativas servirão para apoiar a formulação de políticas regionais e nacionais, com base em dados atualizados e confiáveis, para ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável dos recursos florestais, além de manter a sociedade informada sobre as políticas e a situação nacional desses recursos florestais. Adicionalmente, as informações do IFN serão usadas para atender a demanda crescente por organizações e acordos internacionais sobre florestas.

O Serviço Florestal Brasileiro coordena o IFN, promovendo apoio técnico, financeiro, e fazendo a gestão dos acordos institucionais e de cooperação técnica com as instituições nacionais participantes.