SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

A rede municipal de ensino de Chapada é formada por seis escolas:

- EMEI Arco Íris: atende alunos de 4 meses a 2 anos e 11 meses e conta atualmente com 55 alunos, a maioria em turno integral,  sob a direção da professora Lisiane Helena Laux;

- EMEI Riscos e Rabiscos: atende alunos de 2 a quatro anos incompletos, tendo matriculados atualmente 48 alunos, a maioria em turno integral, sob a direção da professora Cristiane Birck;

- EMEE Espaço Criador: tem matriculados 30 alunos, dos quais, a maioria freqüentam as aulas diariamente e os demais  são atendidos na sala de recursos e na sala de estimulação precoce num trabalho diferenciado com o objetivo de criar condições facilitadoras para o desenvolvimento integral já nos primeiros anos de vida, da criança com necessidades educativas. A Escola conta com o diferencial de contar com diversos profissionais de outras áreas que visam o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência. A direção da escola está a cargo da professora  Cláudia M. Ferreira dos Santos.

- EMEF Emílio Carlos Linck – Localizada no distrito de São Miguel, conta atualmente com 112 alunos, distribuídos  em turmas de Pré 1 a 8ª série, sob a direção da professora Elisiane F. V. Schnur e tendo como vice diretora a professora Carla Machado de Quadros.

EMEF São Luiz Gonzaga – Localizada no distrito de Tesouras, tem matriculados atualmente 123 alunos, com alunos do Pré 1 a 8ª série. A direção da escola está a cargo da professora Geovane Cristina Wagner e tem como vice diretora a professora Daniela Plentz.

- EMEF Érico Veríssimo – Esta escola situada no centro da cidade, tem o diferencial de atender todos os alunos da Educação Infantil da cidade e das escolas Israelina Martins Silveira de Boi Preto e Aloysio Hofer de São Francisco. Tem matriculados 378 alunos distribuídos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Está sob a direção da professora Idete Maria Medeiros e tem como vice diretoras as professoras Beatriz Maria Dupont e Inamara Fucks.

Educação de qualidade – uma realidade possível

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, desde o início do ano letivo está num trabalho incessante para melhorar os índices de qualidade de ensino da rede municipal. Nesse sentido, tomaram-se uma série de medidas com o objetivo de proporcionar uma educação da mais alta qualidade para os alunos, das quais citamos algumas:

- Adequação do cargo de professor a Lei 11738/2008 que trata do Piso Nacional do Magistério Público, no qual o Município paga o valor salarial previsto em lei como também passou a  garantir ao professor 1/3 de sua carga horária para planejamento de suas aulas;

- Adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), pela qual os professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental  se reúnem quinzenalmente para estudar e planejar as atividades a serem desenvolvidas com o objetivo de alfabetizar os alunos nos três primeiros anos do Ensino Fundamental e fazendo com que terminem o 5º ano lendo, escrevendo, interpretando e calculando com eficiência. A formação do PNAIC está a cargo da professora Elanice da Silva que recebe formação pela Universidade de Santa Maria.

- Adesão a formação do Pró-Infância, programa de formação de professores que atuam na Educação Infantil do Município através da formação de professores multiplicadores  pela UFRGS;

- Incentivo a participação de cursos fora do município aos professores da rede, com pagamento da inscrição e das despesas de deslocamento;

- Reformas gerais na EMEI Riscos e Rabiscos de forma a atender da melhor forma os alunos lá matriculados;

- Construções, melhorias e adequações na EMEF Érico Veríssimo, tais como: construção de rampa de acesso,  melhoria do laboratório de informática com disponibilização de 21 computadores, fechamento da quadra e dos corredores de acesso a ela, cobertura da piscina e instalação de aquecimento térmico nela, possibilitando o uso durante todo o ano letivo em atividades de natação e hidroginástica;

- Aquisição de equipamentos tanto eletrônicos como eletrodomésticos (geladeiras, batedeiras, liquidificadores e espremedores de frutas  industriais) para atender as necessidades pedagógicas das escolas, bem como melhorar a qualidade da merenda escolar servida;

- Aquisição de brinquedos para as pracinhas das escolas Emílio Carlos Linck de São Miguel, São Luiz Gonzaga de Tesouras e Érico Veríssimo da cidade;

- Aulas de música para os alunos da Pré Escola até o 5º ano em todas as escolas da rede a cargo da professora Nádia Bays Rambo;

- Aumento de vagas nas EMEIs, através da transferência de 40 alunos da EMEI Riscos e Rabiscos para a EMEF Érico Veríssimo, onde são atendidos integralmente das 6h30min as 18 horas.

- Melhoria nas rotas de transporte escolar, fazendo com que os alunos não necessitem sair tão cedo de casa e possibilitando seu retorno mais cedo.

Escolinha Pé no Chão

O município de Chapada, ciente da importância da prática de esportes, além de proporcionar os mais diversos tipos de campeonatos esportivos no município, mantém  em pleno funcionamento a Escolinha Pé no Chão.

A escolinha que está sob a coordenação de Miguel dos Santos, auxiliado por Fabiano Vidal, vem treinando de segunda a sábado, 116 crianças e adolescentes de 4 a 16 anos de forma completamente gratuita.

Os treinos acontecem a partir das 17h30min no Pavilhão Católico do centro da cidade e são divididos por faixa etária.

Os interessados em participar podem entrar em contato com o coordenador da Escolinha Miguel dos Santos através do telefone 54 9672 7374.