logo

chapadafest

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO LUIZ GONZAGA

VOLTA ÀS AULAS

Opinião:

1. O que você fez nas férias?

“ Visitei meus amigos e parentes e ajudei meus pais nos serviços” Willian Ebert – 8º ano

“Foi uma diversão, quem não gosta de ficar em casa uns dias se divertindo!” André Berndt – 6º ano

2.Como foi o retorno à escola?

“Foi bom, voltamos com mais vontade de estudar, adquirir mais conhecimento.” Ynaê Martins 8ª série

“Foi muito bom reencontrar os amigos, professores, direção e funcionários, confesso que senti saudades, voltar a rotina dos estudos, das aulas divertidas!” Michele Mattje – 7º ano

3. Esta parada no meio do ano é importante ou atrapalha os estudos?

“É ruim, pois no meio do ano, quando já estamos no ritmo, tem essa parada, mas tem o lado bom, pois recarregamos toda energia que gastamos e assim podemos voltar inteiros.” Thales Coleraus – 8ª série

 

02/08/2013

         Nesta sexta-feira acontece a Visita Vocacional na Escola com o objetivo de promover a valorização da vida em todas as sua dimensões e despertar o interesse em conhecer a vida religiosa. O Padre Tiago Meyer, que é responsável pelo setor da Juventude na Diocese de Cruz Alta e demais integrantes da Equipe da Animação Bíblica Vocacional estarão conversando com os alunos, professores e funcionários.

 

GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio Estudantil possibilita a exposição de ideias, reivindicações e anseios dos alunos de maneira organizada e democrática. Sua atuação na escola deve ser incentivada, visto que é um veículo de formação para a cidadania.

         Sob esta perspectiva, direção, professores e funcionários da EMEF São Luiz Gonzaga orientaram os alunos a formar o Grêmio Estudantil, sendo este um importante canal no processo de gestão democrática, pois permite aos estudantes, já a partir do 4º Ano, a participar ativamente das ações e decisões da escola.

         Inicialmente, foi formada a Comissão Pró-Jovem composta pelos líderes e vice-líderes das turmas. Estes alunos repassaram aos demais as atribuições e a importância para o corpo discente de ter um Grêmio Estudantil na escola, bem como, incentivaram a formação de chapas para concorrer à diretoria do Grêmio.

       Dentro deste processo de formação do Grêmio Estudantil, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir colocações relevantes de alguns integrantes da Diretoria do Grêmio Estudantil JB (IEE Júlia Billiart) e da professora Rosane Seitenfuss.

       Além disso, os alunos participaram de um concurso com o objetivo de escolher o nome do grêmio e sua justificativa. A vencedora foi a aluna Ynaê Martins da 8ª série que sugeriu o nome de Grêmio Estudantil “Educando para a Vida.”

         Visando a participação dos alunos neste processo, estes analisaram, sugeriram e aprovaram em assembleia geral o Estatuto do Grêmio Estudantil.

         Na próxima semana, os alunos da EMEF São Luiz Gonzaga estarão em campanha, pois duas chapas concorrem à diretoria do Grêmio Estudantil. Os candidatos terão oportunidade de apresentar suas propostas aos alunos e defendê-las. A eleição ocorrerá no dia 13 de agosto, sendo uma das atividades da Semana dos Estudantes.

 

HORA DO CONTO

Alunos da Pré – Escola ao 5º ano tem a possibilidade de expressar emoções, sentimentos, criatividade através de aulas práticas e dinâmicas com a Professora Nádia Bays Rambo, envolvendo histórias, músicas, poesias, desenho e muito mais.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Dando continuidade aos trabalhos de pesquisa sobre alimentação saudável realizado pelo 8º ano, mais algumas informações importantes foram analisadas: alimentação equilibrada é essencial para mantermos todas as funções do organismo em perfeito funcionamento. Numa dieta normal nosso organismo precisa de 50% de carboidratos, 20% de gorduras, 10% de proteínas e 20% de vitaminas e substâncias minerais. Deve-se dar preferência aos alimentos naturais.

LEMBRE-SE: “Alimentar-se adequadamente é a melhor maneira de conservar a saúde.”

Além da pesquisa, a turma pretende apresentar os resultados para os demais alunos da escola e para a comunidade nas próximas etapas do trabalho.

SEMANA DO ESTUDANTE 

Entre os dias 12 a 16 de agosto serão realizadas atividades em comemoração ao dia do estudante. As programações serão elaboradas e executadas pela direção, professores, Grêmio Estudantil e demais alunos. Inclusive os alunos estarão assistindo ao espetáculo teatral “Aquahara”, no município de Barra Funda. Aguardem as notícias sobre estas atividades.

 

Imprimir Email