ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESPAÇO CRIADOR/APAE

Projeto Rede Parceria Social

Como já divulgado em oportunidades anteriores, a Escola Municipal de Educação Especial Espaço Criador, em conjunto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE, foi contemplada com recursos financeiros para melhorias na sede da APAE que foram investidos na melhoria e ampliação do espaço físico da garagem da entidade. Os recursos são oriundos da 5ª Edição da Rede Parceria Social com o Projeto: “A Caminho da Cidadania”, que tem por objetivo contribuir para a inclusão da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla no exercício da cidadania. Neste sentido agradecemos a todas as pessoas que se empenharam no desenvolver do projeto, a parceria entre a Âncora Federação das Apaes, financiador Instituto Gerdau, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Governo do Estado e Parceiros Voluntários.

Estimulação Precoce

Os primeiros anos de vida de uma criança (0 a 3 anos e nove meses) são um período onde ocorrem diversas modificações importantes e se apresentam características de desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

A estimulação precoce tem o objetivo de evitar ou minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor e possibilitar à criança desenvolver-se em todo o seu potencial. Assim, para possibilitar a intervenção precoce nos atrasos evolutivos é imprescindível a identificação de distúrbios no desenvolvimento neuropsicomotor nos primeiros ano de vida.

A intervenção precoce baseia-se em exercícios que visam ao desenvolvimento da criança de acordo com a fase em que ela se encontra. Assim, implementa-se um conjunto de atividades destinadas a proporcionar à criança, nos primeiros anos de vida, o alcance do pleno desenvolvimento por isso elas devem ser de caráter global, ou seja, percebendo a criança como um ser biopsicossocial independente de sua idade, o desenvolvimento sistêmico deverá ser o objetivo principal.

Tendo consciência da importância da estimulação precoce, a EMEE Espaço Criador oferece uma turma de estimulação precoce, na qual são atendidas diversas crianças com o objetivo de desenvolve-las integralmente.

Preparativos para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

De 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, este ano com o tema: “Desafiando os limites: diminuindo as diferenças.” A APAE e o Conselho da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em parceria, estão programando algumas atividades que serão divulgadas posteriormente.

Reunião do 5º Conselho da Federação das APAES

No dia 18/07 aconteceu na Escola Municipal de Educação Especial Espaço Criador/APAE de nossa cidade, a terceira reunião do 5º Conselho da Federação das APAES. Dentre vários assuntos debatidos pelos representantes das APAES da região, um deles foi a análise da real situação que as APAES estão vivenciando na garantia de políticas públicas. Por isso, na última quarta-feira, dia 07 de agosto, foi organizada uma grande mobilização em Porto Alegre para se debaterem vários assuntos como:

Convênios com o governo estadual: bolsas de estudo e cedência de professores;

• FUNDEB- valor para educação especial;
  • Planilhas do AEE da educação especial, do Fundeb de 2012 que não foram publicadas;
  • Salas de recursos para as escolas das APAES;
  • Projetos Pedagógicos do MEC para as escolas especiais de instituições filantrópicas;
  • Nota técnica nº 2 do MEC: 50% dos alunos do censo escolar para o estado e 50% para a prefeitura;
  • Aquisição de transporte escolar financiado pelo MEC;
  • Plano Nacional da Educação- Meta 4- manter o texto original.