Chapada sedia II Seminário Intermunicipal Protagonismo do Alfabetizador

No último dia 09 de dezembro, terça-feira, reuniram-se os professores alfabetizadores de 1º ao 3º anos dos municípios de Barra Funda, Chapada, Nova Boa Vista e Sarandi para um dia de estudos e troca de experiências na sede da AABB de Chapada. O Seminário que iniciou pela parte da manhã contou com a participação de professores alfabetizadores, orientadores e coordenadores municipais, Secretários de Educação e abertura realizada pelo prefeito municipal Carlos Catto. Ao longo do dia, aconteceram palestras, apresentações culturais e troca de experiências. O Seminário integrou as atividades realizadas durante o decorrer de todo este ano do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de modo a assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O PNAIC, que teve início no ano de 2013 prevê formação com pagamento de bolsas para os professores e monitoramento das aprendizagens dos alunos. No ano de 2013 o foco da formação foi o processo de construção do letramento e alfabetização. Neste ano de 2014, o foco dos estudos foi a alfabetização matemática, enfatizando a necessidade da construção do conhecimento matemático através de experimentação concreta e lúdica.

“A formação do Pacto veio para que pudéssemos estar constantemente refletindo  sobre a nossa prática. Pela primeira vez conseguimos nos distanciar  de teorias e conciliar teoria x prática. Com troca de materiais e experiências muito enriquecedoras, pois os encontros do PNIC proporcionaram momentos especiais de reflexão, sobre a construção do conhecimento fazendo com que nós pudéssemos refletir em torno de nossas ações educacionais” afirmou a professora alfabetizadora Simone Angela Hermes Panzenhagen.

Fonte: Secretaria da Educação/Sandra Bays