logo

chapadafest

SEC. DA SAÚDE - Atividades desenvolvidas combate a Dengue em Chapada

Estão sendo desenvolvidas atividades de combate e eliminação do mosquito transmissor da Dengue. Estiveram no município técnicos da 15ºCRS nos dias 10,11 e 12 de fevereiro Sr. João Roberto Dornelles coordenador de campo e Alan Carminatti  que é Biólogo. Os técnicos realizaram trabalhos de orientação, e acompanhamento nas visitas, nestas foram identificados sérios problemas com muitos focos do mosguito transmissor da Dengue Aedes aegypti.

Sendo que até agora já foram encontrados 50 focos do mosquito transmissor no município, os maiores locais são: Caixas de água, potes de flor, piscinas não tratadas.

Serão visitadas todas as residências do município pelos agentes de saúde do município, realizando trabalho de identificação de larvas e orientação sobre possíveis locais de proliferação do mosquito e medidas de controle e eliminação. Também será realizado um pedágio de conscientização em frente a Igreja Católica no dia 19/02/2015e trabalho nas escolas com alunos e professores.

Focos encontrados no município: 2014: 49 focos do mosquito.
Janeiro até 13/02/2015: Já foram encontrados 50 focos do mosquito.

Total de doentes no RS 2014: Confirmou 87 casos de Dengue

Total  de óbitos por dengue no Brasil 2014: 37 mortes 2015 já foram 06 mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.

Como Evitar a Dengue

Evite o acúmulo de água

Coloque areia nos vasos de plantas

Coloque Hipoclorito de sódio ( popular KI- BOA ) nos ralos e caixas de coleta de água de chuva.

Limpe as calhas

Coloque tela nas janelas

Seja consciente com seu lixo

Elimine qualquer material que possa ter água limpa e parada.

 

Imprimir Email