Estrutura da Secretaria de Agricultura

Endereço: Rua Padre Anchieta nº 90 - Centro - Bairro Centro - Chapada – RS
Telefone: (54) 3333-1166

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, foi criada em 28 de abril de1989 através da Lei nº 692/89. É o órgão da Prefeitura responsável por planejar, programar, executar e organizar ações ligadas ao incentivo à agricultura e pecuária, além de supervisionar e controlar políticas públicas de meio ambiente, com ênfase na educação e proteção ambiental.

É sua atribuição também coordenar ações entre a administração municipal e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, mantendo relações públicas de contatos com os demais órgãos governamentais e entidades não governamentais de defesa ambiental, desenvolvendo atividades relacionadas a vistorias, orientações, parecer técnico e emissão de licenças ambientais; Assistência técnica; Inspeção de produtos de origem animal; Programas de apoio aos pequenos agricultores, como repasse de patrulhas agrícolas a grupos organizados; Apoio aos produtores de leite com a distribuição do vale-sêmen e Troca-troca de sementes de milho e sorgo.

Compete ainda a esta Secretaria, a coordenação do Viveiro Municipal, através da produção de mudas de flores para o embelezamento da cidade e mudas de espécies nativas diversas, bem como a limpeza urbana e os demais serviços de jardinagem.