6ª Conferencia Municipal de Assistência Social de Chapada

A conferência organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação e o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social aconteceu dia 16/07/2015 no Pavilhão da Comunidade Católica de Chapada tendo grande participação da comunidade, surpreendendo os organizadores.

Várias entidades do município participaram, sendo elas o Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, APAE, CRAS e todas as entidades que estão representadas no Conselho Municipal de Assistência Social que são: COAGRIL, Grupo de Idosos Sempre Unidos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ASCAR/Emater e Secretarias de Educação, Fazenda e Administração.

Na conferência a comunidade teve a oportunidade de participar, ouvindo e opinando, conhecendo a realidade do nosso município e ajudando a planejar as futuras ações em prol do bem social da comunidade. Diversos temas importantes foram discutidos e colocados em pauta para análise de como está atualmente e como poderá ficar com base nas opiniões obtidas e votadas. Os temas foram: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios. Outro tema importante foi sobre o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS. Também foi discutido sobre o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Após analisados os temas e obtidas as novas propostas através dos grupos que foram criados, as mesmas foram votadas com a participação de todos os presentes, em seguida foi escolhido Delegados para representar o Município na Conferência Estadual que vai acontecer em Novembro. Os representantes foram divididos como usuários sendo eles: Titular Cenira da Costa Tormes e suplente Ilse Ott; Representantes do Governo Municipal: Titular Sumara Lisbôa e suplente Sirlei Begrow Catto; Representantes da sociedade civil: titular Odete Finck e suplente Fabio Prestes.

Participar de conferências como esta, te faz compreender a realidade da cidade e te possibilita compartilhar ideias para ajudar no planejamento de novas ações para ajudar na aplicação de políticas públicas visando o bem estar social de todos nós.