Crotalaria é aliada no combate à dengue em Chapada

O verão está chegando e a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Chapada com a saúde dos Chapadenses aumenta também devido aos sérios riscos que a dengue pode vir a causar se uma epidemia se instalar no município. Pensando em prevenir este problema, a secretária municipal da Saúde Cati Milene Machado com o apoio da Emater através da Dra Joana Graciela Hanauer, junto com Natiele Carina Fucks responsável pelo departamento de endemias do CAIS, promoveram palestras nas escolas municipais e estaduais do município para falar sobre a dengue, riscos e formas de ajudar a evitar a disseminação deste mosquito.

Uma das alternativas encontradas foi o plantio da planta Crotalaria juncea, que faz um combate biológico ao atrair a libélula, um predador natural das larvas e do mosquito adulto. Além de o município fazer o plantio em áreas públicas, uma campanha de conscientização está engajando os moradores a fazer o plantio em casa. As sementes estão sendo entregues para as famílias através dos agentes de saúde. O município de Chapada está sendo pioneiro no estado do Rio Grande do Sul com o incentivo do plantio da Crotalaria juncea, destaca Dariano Guth, após pesquisas realizadas com distribuidores e a constatação de êxito desta ação em outros estados, o resultado não é imediato, tem municípios que de 400 focos de dengue encontrados e uma morte, após o cultivo da crotalaria, no ano posterior, não teve mais nenhum foco, foi o caso de Sorriso no Mato Grosso.

O Combate à dengue é uma responsabilidade de todos nós, faça a sua parte. A Secretaria Municipal da Saúde de Chapada se preocupa com a saúde de todos, porém você deve cuidar da sua saúde também, da sua casa, do seu quintal, buscando sempre se prevenir, pois o melhor remédio é a sua qualidade de vida. Mais informações ligue 54-3333-1261 ou no CAIS – Centro de Atenção Integral a Saúde de Chapada.