logo

chapadafest

Silagem de qualidade

Planejar a dieta alimentar do rebanho leiteiro é  extremamente  importante para garantir uma excelente alimentação e um maior potencial nas vacas em lactação.  Nesse  período  do ano é uma boa alternativa de alimento. 

A silagem de milho é um alimento com custo alto, por isso, devemos dar muita atenção  às  etapas de produção. Para evitar prejuízos  é fundamental a silagem ser bem compactada  e vedada e nunca ofertar silagem estragada para os bovinos. 

Confira algumas orientações que podem melhorar os resultados na produção. 

1-Como escolher o híbrido que será plantado:  Ao escolher o híbrido para a silagem, o produtor deve buscar aqueles que produzam bastante grão e que sejam bem adaptados à sua região e às condições de manejo que irá dedicar  às  lavouras, dando preferência aos de grãos mais macios. 

2-  A colheita ideal para ensilagem:  A  altura de corte, seja do milho ou sorgo, é entre 15 e 25 centímetros ou  quando a planta possui 30-35% de matéria seca (MS) ou 65 a 70% de umidade.  O processo de ensilagem, da colheita ao fechamento do silo, deve ser feito de forma rápida. As ensiladeiras do tipo automotriz disponíveis no mercado  faz  a colheita com muito mais rapidez e picam a forragem com mais eficácia.  

3-Silos:  Os silos mais utilizados são os do tipo trincheira, com paredes laterais, e os de superfície. A compactação nos silos trincheira é mais fácil e eficiente. Além de reduzir perdas, o processo de enchimento é mais rápido nesse tipo de silo. 

4- Compactação:  O trabalho em cada camada é muito importante para que a compactação fique bem feita. A compactação sem o preparo da camada ou com camadas muito altas, maior que 20 centímetros, não  ficam  bem feitas, prejudica a qualidade e aumenta as perdas de silagem.  Quanto mais compactação maior fermentação. Após o enchimento do silo é necessário vedá-lo.  Somente após todo o  oxigênio residual ser “consumido” é que a fase de fermentação terá início. Uma boa compactação faz com que a fase de respiração seja bem curta e que a fase de fermentação inicie mais rapidamente.  

Em uma simulação de um silo de 6 metros de largura e 1 metro de altura por 63 metros de comprimento, recomenda-se fazer mais silos, nesse caso 3 de 21 metros. Isso seria o suficiente para alimentar o plantel de 40 animais durante todo o ano, tirando uma fatia de 17 cm de silagem diariamente, o que corresponderia a 15 quilos de alimento por cabeça/dia. 

img043

Fonte: Samira Pinno – Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente

Imprimir Email