soberanas

A importância da inspeção dos produtos de origem Animal

O Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. que está inserido na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, tem por finalidade inspecionar os produtos de origem animal e seus derivados (carne, leite, ovos e pescado). De acordo com o Médico Veterinário Lucas Finck, Coordenador do SIM, o trabalho busca a qualidade do produto final, além da padronização na execução das atividades diárias. A equipe responsável pela inspeção atua no registro das empresas que manipulam produtos de origem animal e na realização da inspeção diária nos estabelecimentos em funcionamento.

Para obter o registro, é necessário estar com a documentação e as instalações de acordo com a legislação municipal vigente. Após protocolo do requerimento de registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal, são feitas vistorias com orientações nos locais onde serão desenvolvidas as atividades. As orientações visam à conscientização das pessoas que trabalham diretamente com os produtos de origem animal, de que é necessário um controle da matéria-prima desde a sua chegada no estabelecimento, até o produto final que chega à mesa do consumidor.

De acordo com as normativas, as exigências do SIM estão relacionadas à higiene do ambiente de trabalho, utensílios utilizados, uniformes e principalmente à origem da matéria-prima que deve ser conhecida, pois do contrário acaba sendo transformada em derivados e o consumidor não tem como saber a procedência e nem se foi inspecionado.

Os produtos que são inspecionados possuem carimbo, ou rótulo com informações de valor nutricional, composição do produto e principalmente um número que identifica o registro no Serviço de Inspeção Municipal.

Lembre-se: Produto Registrado é garantia de qualidade para o consumidor.
Mais informações consulte a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente também pelo telefone 54-3333-1049.

Fonte: Matilde Petry – Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente – PM Chapada-R

ImprimirEmail